BORDA DA MATA, MG - segunda parte.


Continuando o passeio pelo município de Borda da Mata, no sul de Minas...

Um rapaz que faz trilha de moto pela região deu uma dica sobre “estradinha da Torre”. Pegamos mais informações com a dona de uma das sorveterias locais, a família dela é dona daquelas terras. Depois tomamos um delicioso sorvete, entramos no carro e pegamos nosso rumo.

De volta à MG 290, sentido Ouro Fino, entramos numa estradinha de terra, à esquerda, que fica numa curva, logo após o segundo radar e seguimos em direção à “Torre”.


A estrada é um charme e ladeada por áreas que mesclam pastagens e nichos de mata atlântica. Vale lembrar que o bioma original da região é de mata atlântica. 




Encontramos pontos de nascentes de água, marcadas pela presença da “taboa”, vegetação típica de brejos, várzeas e outros espelhos d’água. 


Algumas curiosidades: As espigas marrons nas pontas indicam que estão em plena fase de reprodução; dentro existem “milhares” de sementes que se espalham ao sabor do vento. A taboa tem propriedades terapêuticas e é utilizada pela Homeopatia e pela Leitura Corporal em diferentes tratamentos.

 Continuando...

No caminho, nós nos deparamos também com pequenas represas e açudes emoldurados pelo visual exuberante. 


Por vezes, tivemos que pegar no pesado e limpar o caminho para poder continuar. 


Num dado momento, encontramos um grupo bem refestelado, em total deleite, à sombra de uma árvore, no meio da estrada. 


Eram várias belezuras leiteiras acompanhadas por um único varão de corcova grande. Seria ele um boi zebu? Seria da raça nelore? Aquele tamanho de “giba” e aquela quantidade de fêmeas ao redor indicariam a capacidade reprodutiva do felizardo? 

Bem, vamos voltar ao que interessa.
Para continuar nosso caminho, tivemos que usar toda a nossa capacidade de negociação e mesmo assim, não deu muito certo. O grupo não arredou os pés, digo, as patas daquela sombra, por nada desse mundo; sequer as vacas e o varão se ergueram nas quatro patas. 
 

Aí, tivemos que ser um pouco mais persuasivos sem, contudo, levantar a ira do grupo. 


Ufa! Finalmente, elas e ele se tocaram que ali era uma estrada e deram licença.


Mais algum tempo de imagens belíssimas e chegamos ao topo.






Mas...

É aqui???



Cadê a vista?

Foi meio decepcionante, porque não dava para ver muita coisa, apenas muro, cerca e o mato alto. 
  

Com rios de frustração e toneladas de curiosidade, fizemos mais algumas pesquisas pelos arredores e...

“VOILÀ”! 

Achamos um matinho mais baixo, parecendo pisado e seguimos a pista. Logo à frente, havia um cafezal que contornava toda a encosta da montanha. No horizonte, aquelas montanhas linda completavam o cenário deslumbrante. 


Com tanta beleza, esse cafezal deve ser bem feliz e os frutos mais saborosos, pelo menos na minha imaginação.

Hummmm!!!! Que vontade de tomar café com biscoito de polvilho. Bem mineiro, né???

Vacas e cafezal. Nesse passeio, encontramos paisagens bem características da outra força econômica do município, a agropecuária, ou melhor, leite e café.

No caminho de volta, reencontramos as simpáticas vaquinhas e o garboso boi de corcova.  Elas e ele estavam mais receptivos, logo abriram passagem e fizeram festa remexendo o pescoço.






Vimos, também, árvores lindas que não havíamos percebido na ida. Uma delas foi esta aí. Um de seus galhos parecia estar dando um nó nele mesmo. Uma curiosidade muito legal da “mãe natureza”.





Mamãe natureza ainda proveu o nosso  “lanchinho”: goiabas, moranguinhos do mato... teve ainda um outro fruto exótico que não conhecíamos, mas esse não deu pra arriscar não. Comer? Nem pensar.







No passeio, encontramos ainda casas super pitorescas.




Bem, nossa viagem a Borda da Mata terminou. Ainda ficamos por conhecer a “Cachoeira Cristina”, mas essa vai ficar para uma próxima.

Com certeza, valeu a pena conhecer esse lugar aconchegante e pitoresco, de visual deslumbrante e vegetação exuberante.

Um abraço e até a próxima.

Maria Tereza




Fonte:
http://www.tribunabm.com.br/memorial-gente-borda-mata-homenageia-demercindo-costa-brandao/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIAGEM A BORDA DA MATA - PRIMEIRA PARTE

Celebração do dia de São Francisco de Assis

ALVORADA DE MINAS - NA TRILHA DA ESTRADA REAL